A Lavoro, a maior rede de revendas agrícolas do país, acaba de anunciar uma dança das cadeiras com repercussão em algumas das principais posições da companhia no Brasil.
Marcelo Pessanha, um ex-UPL que vinha comandando a Crop Care — a divisão industrial da Lavoro, com produção de fertilizantes especiais, defensivos e biológicos —, assumiu a vice-presidência de marketing e vendas, ficando responsável pela área comercial do varejo no Brasil, o negócio mais relevante para a Lavoro (mais de 85% da receita).
A ascensão de Pessanha, que vai se reportar ao CEO Ruy Cunha, ocorre após a saída do engenheiro químico Rafael Villarroel, que deixou a liderança dos negócios de varejo da Lavoro no Brasil no mês passado para assumir como chefe de operações da Agrex — companhia agrícola que pertente à japonesa Mitsubishi.
Com a mudança da posição de Pessanha, Gustavo Modenesi foi nomeado como vice-presidente da CropCare. Engenheiro industrial pela USP, Modenesi fez carreira no Pátria, gestora de private equity que controla a rede de revendas, e está na Lavoro desde 2018.
Na Lavoro, Modenesi passou por diversas funções, incluindo o processo de integração das revendas adquiridas, o comando da área de marketing e, mais recentemente, a área de serviços e transformação digital.
No The AgriBiz, você conhece os principais executivos da Lavoro. Saiba quem são clicando aqui.
***
Listada na Nasdaq, a Lavoro está avaliada em US$ 609 milhões. Em doze meses, as ações da rede de revendas caem quase 40%.