Frigoríficos

Efeito China: receita com embarque de carne cai 29%

A receita com as exportações brasileiras de carne bovina continua impactada por uma queda significativa no preço médio dos embarques, principalmente para a China, enquanto os volumes apresentam uma ligeira recuperação.

Em junho, o Brasil exportou 205,6 mil toneladas de carne bovina, aumento de 1% em relação ao mesmo período do ano passado. A receita caiu 29%, para US$ 877 milhões, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) compilados pela Abrafrigo.

O enfraquecimento da demanda chinesa continua sendo destaque. O país asiático importou 93,7 mil toneladas no mês passado, queda de 16% em relação a julho de 2022. Em receita, as exportações para o principal comprador da carne brasileira caíram 43%. A valorização do real em relação ao dólar também influenciou esse desempenho, segundo a Abrafrigo.

Os Estados Unidos seguem como segundo maior importador da carne bovina do Brasil, com um crescimento de 23% em volume de janeiro a julho, atingindo 115,5 mil toneladas. A China comprou 654,7 mil toneladas no acumulado do ano, queda de 6,5%.

Mais Notícias