BREAKING

Perosa deixa Ministério da Agricultura; Luís Rua assume SRI

Atual diretor de mercados da ABPA vai se mudar para Brasília e assumir a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais

Roberto Perosa está deixando o posto de secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura. O substituto já está definido, apurou The AgriBiz.

Luís Rua, que é o atual diretor de mercados da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) assumirá o posto. A decisão deve ser publicada amanhã, no Diário Oficial.

Um dos nomes mais conhecidos do Ministério, Perosa foi um dos mais ativos na agenda de abertura de mercados para o agronegócio brasileiro. Na semana passada, chegou a atuar como ministro interino, substituindo Carlos Fávaro momentaneamnete

“Perosa fez um excelente trabalho. Além de abrir vários mercados, melhorou o relacionamento com os agentes do setor”, disse um executivo da indústria que interagiu bastante Perosa nas diversas missões internacionais realizadas desde o ano passado.

Com Perosa à frente da secretária, o Ministério da Agricultura ampliou o número de adidos agrícolas de 29 para 40. A ideia é que, no ano que vem, o número chegue a 50, conforme um pedido feito recentemente pela Pasta.

Em pouco mais de 20 meses à frente das negociações agrícolas internacionais, o Brasil abriu 242 mercados para os diferentes produtos agropecuários.

“Alcançamos marcos históricos, com destaque para a abertura de 248 novos mercados em 60 países, em números recordes, e o aumento expressivo das exportações, consolidando o agro brasileiro como protagonista global”, disse Perosa, na carta de despedida divulgada nesta quinta-feira.

Na carta, o ex-secretário agradeceu nominalmente o vice-presidente Geraldo Alckmin, que o indicou para o cargo, e o presidente Luís Inácio Lula da Silva. Depois de cumprir a quarentena exigida por lei, Roberto Perosa voltará a iniciativa privada.

Rua, o executivo que vai suceder Perosa, é um estudioso do comércio internacional. Natural de Mogi Guaçu, fez mestrado em Portugal e conhece as nuances do comércio internacional da carne como poucos.