Depois de reportar uma queda de quase 50% no lucro em 2024, a Bunge anunciou que espera mais um ano de resultados fracos, influenciados por queda nas margens de processamento. Por volta das 12h30, as ações da empresa caíam 5,5% na Bolsa de Nova York.
Além dos preços das commodities continuarem pressionados pela ampla oferta, o cenário para as tradings norte-americanas tornou-se mais imprevisível diante das incertezas geopolíticas e para a demanda de biocombustíveis com o retorno de Donald Trump à Presidência dos EUA.
A falta de visibilidade nos negócios foi mencionada hoje por Greg Heckman, CEO da Bunge, e por Juan Luciano, CEO da ADM, no balanço divulgado ontem.
“Embora não tenhamos terminado o ano como esperávamos e nossa visibilidade esteja limitada pela maior incerteza geopolítica, estamos confiantes de que o trabalho que temos feito para fortalecer o negócio nos permitirá a continuar a criar valor para os nossos acionistas”, disse Heckman no relatório que acompanha o balanço de 2024.
A empresa tem concentrado os seus esforços para concluir a fusão com a Viterra, um deal que fortalecerá a companhia para enfrentar as gigantes Cargill e ADM. Segundo a Bunge, as aprovações regulatórias para a transação estão no estágio final, assim como para a compra da CJ Selecta no Brasil.
Para 2025, a Bunge espera uma queda de 16% no lucro líquido ajustado, que deve atingir US$ 7,75 por ação, abaixo das estimativas de analistas. Em 2024, a empresa lucrou US$ 9,19 numa base ajustada, um recuo de 33% em comparação com 2023 — sem o ajuste, a queda no lucro é de quase 50%. O lucro com as operações de trading teve uma leve alta, que foi apagada pela forte queda de 62% no resultado de processamento.
O lucro com o crushing deve voltar a cair no próximo ano, com a deterioração nas operações na América do Norte e Europa mais do que compensando uma melhora na América do Sul, informou a empresa. Em comercialização, a companhia vê resultados ligeiramente menores do que no ano passado. O guidance não considera os ativos adquiridos pela companhia e que estão em processo de aprovação.