Rastreabilidade

Com a pecuária no foco, conselho global da TNC vem ao Pará

Pela primeira vez em 20 anos, o conselho global da TNC está no Brasil. Sergio Rial, único brasileiro no board, conta os planos

Pecuária; Rio Capim emite R$ 300 milhões em CRA com apoio da JBS

Pela primeira vez em 20 anos, o conselho global da The Nature Conservancy está no Brasil, em uma peregrinação que incluirá a visita a alguns dos projetos mais caros à sustentabilidade da pecuária brasileira.

Uma das ONGs internacionais mais ativas na temática ambiental, a TNC — como a organização é mais conhecida — trouxe ao Brasil alguns dos principais nomes de seu conselho global, incluindo Sally Jewell (secretária do Interior no governo Barack Obama), Anna Skoglund (sócia do Goldman Sachs) e John Bernstein (da Generation, uma gestora fundada por Al Gore).

“No ano passado, fomos ao Quênia, onde a TNC teve um trabalho belíssimo de reintroduzir o rinoceronte preto, que estava extinto, em áreas de conservação ambiental. Agora, com a COP-30 se aproximando, viemos ao Brasil”, disse Sergio Rial, o único brasileiro membro do conselho global da TNC.

Presidente do conselho de administração da Vibra (a antiga BR Distribuidora) e membro do board da BRF, Rial disse que a visita do conselho da TNC ao Brasil é também símbolo da capacidade do País de formar coalizões para desafios como a rastreabilidade individual do rebanho bovino no Pará.

“Assuntos dessa envergadura exigem coalizões, o que foi possível pela liderança do governador Helder Barbalho. Mas não estamos falando só de governos e ONGs. As empresas de carne também estão comprometidas com a agenda e é importante que o conselho da TNC veja isso”, ressaltou Rial.

Na agenda de uma semana que começou na segunda-feira, os conselheiros da organização passarão por Brasília, São Paulo (onde vão conhecer um projeto de pagamento por serviços ambientais e recuperação florestal na Serra da Cantareira), Santarém e Belém, no Pará.

No Pará, a TNC é um ator relevante na construção do programa de reinserção social de pecuaristas que precisavam de apoio para a regularização ambiental, e faz parte do comitê gestor da política para a pecuária no Pará.

Uma das iniciativas mais recentes da TNC foi a doação, em parceria com a JBS, de 3 milhões de brincos para rastrear o rebanho paraense. O projeto faz parte das diversas iniciativas de apoio e investimento da organização em iniciativas socioambientais no Brasil e no mundo.

Mais Notícias