Análise de solo

O M&A dos laboratórios: Ribersolo e 3rlab fundem operações

Rehagro, uma investida das gestoras 10b e GK, terá 50% da companhia resultante da fusão, a segunda na área de análises de solo anunciada este ano

A inteligência do solo, um aspecto cada vez mais importante em um mundo que caminha para a agricultura regenerativa, acaba de gerar mais um M&A.

A Ribersolo, um dos primeiros laboratórios privados de análise agrícola do país, chegou a um acordo para fazer uma fusão com a 3rlab, companhia de diagnóstico que pertence à Rehagro, um negócio de educação técnica voltado para o agro.

A transação, anunciada na tarde desta quinta-feira, é uma fusão de iguais. Os sócios da Ribersolo terão 50% do negócio resultante, enquanto os acionistas da Rehagro ficarão com o restante. Entre os investidores da Rehagro estão gestoras como 10b e GK.

Neste ano, esta é a segunda transação na área de laboratórios de análise agrícola. Há dois meses, o Aqua Capital comprou o controle da goiana Exata, firma de análises de solo da família Brait, com o plano de construir uma plataforma de agricultura regenerativa. A Ribersolo é uma das concorrentes.

Agricultores dos Estados Unidos fazem quatro vezes mais análises de solo do que os produtores no Brasil | Crédito: Schutterstock

Uma das tendências que justifica esse movimento de investimentos é a necessidade de cuidar mais da saúde de solo. “O solo não é mais só para plantar, mas passou a ser visto como um dos maiores ativos biológicos do mundo”, disse Victor Monseff de Almeida Campos, que será o CEO da companhia resultante da fusão.

Sinergias

Ribersolo e 3rlab vêm crescendo 30% ao ano, mas ainda estão muito abaixo do potencial. Em termos comparativos, os Estados Unidos fazem quatro vezes mais análises de solo que o Brasil. Juntas, as duas podem avançar mais rápido.

“A sinergia é muito forte. A Ribersolo é uma referência em análises agrícolas, de solo e fertilizantes foliares. A 3Rlab é uma fortaleza grande em análises voltadas para nutrição animal”, disse Campos, que é engenheiro agrônomo.

Antes de assumir como CEO, Campos já atuava como diretor da Ribersolo, empresa que foi fundada na década de 1970 por seus pais – o também agrônomo Luiz Augusto Campos e a farmacêutica Regina Monseff. Marina, a irmã de Victor, será a diretora de operações do novo grupo.

Juntas, Ribersolo e 3Rlab terão cinco unidades, em Ribeirão Preto e Sertãozinho, ambos no estado de São Paulo, e nos municípios de Lavras (MG), Chapecó (SC) e Goiânia. O grupo passará a contar com 140 funcionários e 6 mil clientes.

Com a união entre as duas companhias, o conselho de administração será presidido por Fabio Correia, que atuava como diretor da 3rlab. Os termos financeiros da transação não foram divulgados.

Segundo Campos, a Ribersolo já havia sido abordada para outros M&As outras vezes, mas as conversas só engataram mesmo no início do ano, quando foi apresentado ao time da Rehagro.

“A ideia é ser muito mais do que somente um laboratório que faz análises, mas uma central de inteligência agropecuária”, resume o empresário. A companhia resultante da fusão poderá reunir mais dados e oferecer insights aos consultores e clientes que atuam no campo.