Ações

Maior acionista da B3, Capital Group chega a 5% da JBS

A Capital Group, uma das mais longevas firmas de investimentos americanas, acaba de atingir 5% de participação na JBS, tornando-se o maior investidor estrangeiro da gigante de alimentos dos irmãos Batista.

Em um comunicado enviado à CVM nesta quarta-feira, a JBS informou que a Capital Research Global Investors (uma das gestoras de ações com compõe o grupo americano) aumentou sua participação na companhia.

Fundado em 1931 por Jonathan Lovelace (um investidor que ficou conhecido por se antecipar às massivas perdas do crash de 1929, vendendo as posições antes da Grande Depressão), o Capital Group gere cerca de US$ 2,5 trilhões atualmente.

Também conhecida pela sigla CRGI, a firma americana é ativa no mercado brasileiro e já teve posições relevantes em empresas como Petrobras e CCR. Atualmente, é a maior acionista da B3, com quase 12%.

O aumento da participação da Capital Group depois de um ano em que a JBS sofreu com uma rara combinação de ciclos negativos em praticamente todas as proteínas e geografias.

A partir de agora, a expectativa dos analistas é que os negócios de frango (Seara e Pilgrim’s) e as divisões de carne bovina no Brasil e Austrália ajudem o grupo a se diferenciar da concorrência, apesar dos desafios no mercado americano de carne bovina.

Os investidores também aguardam a listagem das ações da JBS na bolsa de Nova York, uma transação com potencial para destravar muito valor para a companhia, aproximando o grupo dos múltiplos pelos quais rivais como a Tyson são negociadas.

Atualmente, a JBS está avaliada em R$ 51,9 bilhões. Em janeiro, as ações da companhia caíram 6,9%.

Mais Notícias