A AGCO, uma das maiores empresas de máquinas agrícolas do mundo, anunciou um acordo para comprar os ativos da Trimble voltados ao campo por US$ 2 bilhões e, assim, aumentar a oferta de produtos no crescente mercado de agricultura de precisão.
A Trimble, empresa de tecnologia norte-americana com ações listadas na Nasdaq, vai separar a sua divisão de soluções para a agricultura de seus outros ativos para formar uma joint venture com a AGCO, que deterá 85% da nova empresa. A Trimble ficará com o restante, de acordo com comunicado divulgado nesta quinta-feira.
O negócio pode aumentar a competição entre os fabricantes de máquinas no mercado de agricultura de precisão, hoje dominado pela John Deere.
A AGCO, que detém marcas como Massey Ferguson e Fendt, terá acesso exclusivo a todos o portfólio da Trimble voltado ao setor, incluindo tecnologias que integram dados captados por imagens de satélites e do campo para promover um uso mais racional de fertilizantes e defensivos e aumentar a produtividade agrícola.
Em comunicado, o CEO da AGCO, Eric Hansotia, afirmou que o negócio acelera a transformação estratégica da empresa, trazendo para a AGCO tecnologias disruptivas que cobrem todo o ciclo de produção.