A China está mais perto de abrir seu imenso mercado de carne bovina para a Colômbia, uma boa notícia para a Minerva Foods.
As autoridades do país asiático aprovaram o protocolo sanitário colombiano. Com o protocolo, restam a apenas trâmites burocráticos para a habilitação dos frigoríficos, informou a Minerva em comunicado enviado nesta segunda-feira à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
O início das exportações de carne da Colômbia à China pode mudar a dinâmica de margens dos frigoríficos. A falta de habilitações sempre foi apontada como um entrave para a melhora da rentabilidade.
O início efetivo dos embarques da Colômbia ainda depende de autorizações do GACC, o serviço sanitário e de aduanas da China, um processo que pode levar alguns meses.
Maior exportadora de carne bovina do América do Sul, a Minerva possui dois abatedouros na Colômbia (Bucaramanga e Ciénaga de Oro). É a única companhia brasileira a operar no mercado colombiano.
Atualmente, a Minerva exporta para a China a partir de Brasil, Argentina e Uruguai. Os chineses são os maiores compradores da carne sul-americana.
A Minerva está avaliada em R$ 4,8 bilhões na B3.