Ex-Syngenta

Em reestruturação, FMC troca CEO para América Latina

Renato Guimarães, executivo com 20 anos de experiência em multinacionais do agro, incluindo Syngenta e Sinagro, assume em 1º de abril

A FMC tem um novo presidente na América Latina. A gigante de defensivos agrícolas, que está em uma reestruturação global depois de uma queda brutal em seus resultados, anunciou que Renato Guimarães liderará os negócios na região a partir de 1º de abril.

Guimarães soma mais de três décadas no agronegócio, dos quais 20 atuou como executivo de multinacionais. Deixou o grupo Sinagro, varejista de produtos agrícolas, em dezembro depois de seis anos na empresa. Na Syngenta, trabalhou durante 16 anos, tendo como a última posição diretor de unidade de negócios.

O executivo chega para liderar uma nova fase da FMC. Nos últimos meses, a FMC esteve concentrada em mudanças organizacionais em todo o mundo, com boa parte dos esforços em redução de custos concentrada no Brasil.

No ano passado, o CEO global da FMC, Mark Douglas, comunicou ao mercado que a empresa estava fazendo cortes no País, ajustando o tamanho de todas as funções e equipes comerciais. O processo, que começou no quarto trimestre, seria concluído no primeiro trimestre deste ano, indicou Douglas. Guimarães chegará à casa nova no primeiro dia do segundo trimestre.


“Ele chega num momento muito importante em nosso negócio na América Latina, enquanto emergimos de mudanças organizacionais nos últimos meses e nos concentramos em aumentar lucrativamente nosso negócio, fortalecer nossos relacionamentos com produtores e introduzir um pipeline de novos produtos na região”, Douglas disse em comunicado nesta quarta-feira.

Em guidance divulgado em dezembro, a FMC estimou uma queda de 82% no lucro por ação neste primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado. Para o Ebitda, a previsão foi de uma queda de 59%, impactado por redução nos volumes de vendas e ações para reduzir estoques. A receita deve cair 26% em meio a dificuldades para aumentar preços.

Guimarães vai se reportar a Ronaldo Pereira, outro brasileiro que comanda a FMC Américas. A companhia também informou uma nova liderança na América do Norte: Darren Dillenbeck, então presidente da FMC USA, assumirá toda a região. Dillenbeck também reportará a Pereira.

Mais Notícias