MOU

JBS vai investir US$ 100 milhões em duas fábricas no Vietnã

Um dia depois da abertura do Vietnã para a carne brasileira, JBS assina MOU com governo vietnamita para construir unidades de processamento e centros logísticos no país

JBS vai construir fábrica de processamento no Vietnã | Crédito: Schutterstock

A JBS vai processar carne bovina, suína e de frango no Vietnã. A empresa anunciou neste sábado a intenção de investir US$ 100 milhões na construção de duas fábricas no país asiático.

A companhia assinou um Memorando de Entendimento (MOU) com o governo vietnamita, que busca aumentar a produção local e aumentar a sua presença no comércio internacional de carnes. As unidades, que vão utilizar matérias-primas importadas do Brasil, irão abastecer o mercado local e outros países do Sudeste Asiático.

O MOU prevê a construção de um centro logístico com capacidade para armazenagem, abrangendo também atividades de pré-processamento, corte e embalagem em Khu công nghiệp Nam Đình Vũ, uma zona econômica próxima à capital Hanói. Dois anos depois do início das operações dessa primeira unidade, um novo centro logístico e uma planta de processamento devem ser erguidos mais ao sul do Vietnã.

A JBS ressaltou que o projeto reforça a sua estratégia de diversificação geográfica. “Esse movimento não só fortalece nossa capacidade de atender ao mercado local, mas também expande nossa presença global, criando uma cadeia produtiva robusta e sustentável que nos posiciona de forma ainda mais competitiva no cenário internacional”, disse Renato Costa, presidente da Friboi, em nota.

Neste sábado, antes do anúncio oficial da JBS, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, no discurso de encerramento de sua viagem à Ásia, que a abertura do mercado vietnamita para a carne bovina brasileira “permitirá a instalação de plantas de processamento no país”, reforçando o papel do Vietnã como porta de entrada do Brasil no sudeste asiático.

Segundo a Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne Bovina), o Vietnã importa aproximadamente 300 mil toneladas de carne bovina por ano.

Mais Notícias