A John Deere está trabalhando com a SpaceX, empresa de telecomunicações do bilionário Elon Musk, para levar conectividade por satélites a fazendas do Brasil e dos Estados Unidos. A ideia é que, com a rede Starlink, os produtores possam aumentar o uso das ferramentas de agricultura de precisão da John Deere.
A fabricante norte-americana de máquinas agrícolas anunciou nesta terça-feira um acordo com a SpaceX para que as tradicionais máquinas agrícolas verdes possam receber antenas ligadas aos satélites da Starlink, possibilitando a transmissão de dados colhidos no campo em tempo real.
A solução, batizada de SATCOM, estará disponível a partir do segundo semestre deste ano nos dois principais mercados da John Deere.
A falta de conectividade em áreas agrícolas é um dos principais entraves à completa adoção de ferramentas de agricultura de precisão, pois muitas delas exigem transmissão de dados em tempo real.
Para driblar a falta de conectividade em boa parte da área agrícola no Brasil, a John Deere vinha trabalhando em parceria com a operadora Claro e a startup Sol para estimular a instalação de antenas no interior do País por meio do projeto Campo Conectado. A parceria com a Starlink deve acelerar o crescimento no número de hectares conectados.
“A conectividade desbloqueia diversas oportunidades que estavam limitadas ou indisponíveis”, Aaron Wetzel, vice-presidente de agricultura de precisão na John Deere, disse em comunicado divulgado nesta terça-feira.