A Milhão Ingredients assinou acordo para a compra de uma planta industrial da Louis Dreyfus Company (LDC) em Rio Verde, Goiás. A unidade, que será voltada à fabricação de ingredientes especiais a base de milho, deverá dobrar a capacidade de produção da Milhão. O valor do negócio não foi divulgado.
Empresa familiar com sede em Goianira (GO), a Milhão ganhou um sócio de peso neste mês — a Amaggi comprou uma participação de 50% na produtora de ingredientes especiais, conforme noticiou The Agribiz.
A transação anunciada nesta quinta-feira, no entanto, não está relacionada à entrada da Amaggi na companhia —operação que ainda precisa do aval do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), segundo a companhia.
Em um comunicado à imprensa, os irmãos Leandro e Luciano Carneiro, fundadores da Milhão, afirmam que o acordo para a aquisição da planta da Dreyfus é “um plano já pensado e organizado há alguns anos, com o objetivo de manter o crescimento e sustentável da companhia”.
Não transgênico
A Milhão tem como estratégia o fornecimento de ingredientes não transgênicos. A empresa trabalha com produtores rurais parceiros, oferecendo suporte técnico desde a escolha da semente até o pós-colheita.
Com uma capacidade produtiva superior a 280 mil toneladas por ano e um portfólio de mais de 40 ingredientes, a companhia atende não só a indústria de alimentos, mas também de mineração, farmacêutica, química e de extração de óleo. Em março, a Milhão deve inaugurar uma planta de óleo de milho não transgênico.
Fundada em 2022 com capacidade de processamento de 2 mil toneladas de milho por ano, a Milhão expandiu para o varejo agropecuário e para o atendimento industrial nos anos seguintes.
Com a chegada dos transgênicos ao mercado, decidiu seguir como uma indústria não transgênica logo em 2006 —compromisso reafirmado por meio de certificações posteriormente. Com a expansão, a empresa começou a investir mais em pesquisa e desenvolvimento, e lançou ingredientes voltados à sustentabilidade e ao mercado de pulses.