Em um anúncio feito com pouco alarde para uma rodada tão emblemática, a argentina Agrotoken anunciou nesta segunda-feira que a Visa liderou a última captação da startup fundada por Eduardo Novillo Astrada e Ariel Scaliter.
A startup não forneceu detalhes de valores da rodada, batizada de pré-série A. Astrada, CEO da Agrotoken, agradeceu a confiança da Visa e lembrou que a aproximação com a gigante de pagamentos começou com uma parceria no ano passado.
Pioneira na tokenização de ativos agrícolas, a startup desenvolveu no ano passado o Agrotoken Visa, um cartão que permite aos agricultores pagar qualquer compra com grãos tokenizados usando as tradicionais maquininhas de cartões que aceitam a bandeira.
Nascida na Argentina em 2020, a Agrotoken chegou ao Brasil no ano passado e, há pouco tempo, transferiu a sede para São Paulo. Como não poderia deixar de ser pelo gigantismo da agricultura nacional, o Brasil já é o maior mercado da startup.
Antes da rodada liderada pela Visa, a startup argentina captou US$ 5 milhões em uma rodada liderada pela Xperiment VC, em 2021. A brasileira Barn, gestora de venture capital fundada por Flavio Zaclis, é uma das investidoras.