Gestão

Wesley Batista Filho vai comandar a JBS USA

Wesley Batista Filho, o jovem executivo que vem sendo preparado para assumir o comando global da JBS, está de mudança para o Colorado. A companhia brasileira acaba de anunciar que o executivo vai assumir o comando da operação nos Estados Unidos, colocando o olho do dono mais perto da principal divisão.

Na verdade, a mudança marca a volta de Batista Filho para Greeley, sede da JBS nos Estados Unidos. Antes voltar ao Brasil em 2007, onde comandou a Seara e a plataforma de negócios do grupo na América do Sul, ele já havia liderado as divisões de negócios de carne bovina nos EUA e Canadá.

Agora, terá sob seu guarda-chuva todos os negócios nos EUA, o que inclui o controle da Pilgrim’s Pride (carne de frango), as operações de carne suína da Swift e, claro, os negócios de carne bovina. É justamente neste últimos negócio que Batista Filho terá o maior desafio.

Depois do boom dos últimos anos, quando a operação americana de carne bovina chegou a fazer margens de 20%, a disparada do gado e o consumidor assustado com a inflação apertaram as margens para praticamente zero.

A volta aos Estados Unidos é também um sintoma de um problema raro na JBS: turnover na alta gestão. Em julho do ano passado, o longevo André Nogueira, CEO da JBS USA, deixou o comando da negócio e se mudou para a Califórnia.

Em seu lugar, assumiu Tim Schellpeper, um experiente executivo da indústria de carne bovina que não conseguiu permanecer muito tempo na cadeira diante do aperto de margens.

Mais Notícias