A primeira grande precipitação da primavera está próxima. A partir do fim desta semana, por volta da quinta-feira, a chuva se intensificará sobre o norte e oeste de Mato Grosso, região da BR-163 e Parecis. A partir de 1º de outubro, no mais tardar, a chuva forte chegará ao norte do Paraná e boa parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste.
Até mesmo o Matopiba tem chance de chuva forte até 5 de outubro. Por enquanto, a frente fria que mudará o tempo no Brasil conseguirá gerar acumulados acima dos 50mm especialmente sobre os estados de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Minas Gerais. Pode parecer pouco por conta da grande estiagem que o País enfrenta neste momento, mas será um bom começo para elevar a umidade do solo.
Em Mato Grosso, produtores já se preparam para iniciar o plantio da soja por conta da curta janela para aqueles que também investirão em algodão safrinha no próximo verão. Antes da chuva, no entanto, o Brasil passará por mais uma semana com muito calor. Pode até ocorrer algumas trovoadas e chuvas isoladas nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, mas nada que traga um grande alívio.
Além disso, enquanto a maior parte do País literalmente ferverá, a fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai terá intensos temporais na semana que vem. Alguns municípios da Campanha receberão mais de 200mm em três dias (entre segunda e quarta-feira), mais que o normal para todo o mês de setembro.
O elevado acumulado de chuva aumenta nível de reservatórios para posterior irrigação do arroz, mas paralisa as atividades de campo.
***
Celso Oliveira, colunista de The AgriBiz, é especialista em clima e tempo da Safira Energia. Atua há mais de 20 anos em previsões climáticas para a agricultura.