Depois de registrar chuva abaixo da média em julho, o Rio Grande do Sul volta a receber chuva intensa neste início de agosto. Somente até quinta-feira (8), municípios da metade sul gaúcha receberão mais de 150 milímetros. No norte do Estado, onde o trigo predomina, o acumulado será menor, mas também impedirá o avanço das atividades de campo.
Mais para o fim desta semana, a chuva avançará para Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. O acumulado passa dos 10mm nas áreas de café da Mogiana e do sul de Minas, volume que não é visto desde maio.
Existe preocupação com uma possível florada no café. Provavelmente, ela não será a mais intensa. E como ainda estamos em pleno inverno, não haverá pegamento.
A precipitação do próximo fim de semana virá acompanhada de queda acentuada de temperatura no centro e sul do Brasil, porém o frio não será suficiente para trazer danos às culturas de uma forma geral. No sul de Minas Gerais, estimam-se mínimas entre 5°C e 7°C no domingo.
Nos últimos 20 dias de agosto, os sistemas chuvosos ficarão mais concentrados no Rio Grande do Sul.
***
Celso Oliveira, colunista de The AgriBiz, é especialista em clima e tempo da Safira Energia. Atua há mais de 20 anos em previsões climáticas para a agricultura.