No primeiro M&A desde que levantou R$ 80 milhões na rodada liderada pelo Inovabra (fundo de inovação do Bradesco), a Agrotools anunciou a aquisição da S4, tecnologia argentina capaz de trazer análises geoespaciais e agrometeorológicas de fazendas individualizadas.
A startup brasileira aproveitou o momento mais difícil da economia argentina para comprar uma tecnologia que levaria tempo para desenvolver internamente.
“A maior parte dos modelos de produtividade baseados em sensoriamento remoto, inclusive o nosso, são mais macro, sem diferenciação fazenda a fazenda. Desconheço algum que tenha o nível de precisão da S4”, contou Breno Felix, diretor de produtos da Agrotools, em conversa com The Agribiz.
Com a S4, a Agrotools quer ficar mais próxima do produtor, oferecendo uma ferramenta que pode ajudar o agricultor a tomar produtos como crédito e seguro considerando dados mais fidedignos de sua fazenda.
“A percepção que as corporações têm das propriedades geralmente é distorcida e o produtor acaba penalizado porque, na análise de crédito, sua produtividade é sempre comparada com a média”, explicou Félix.
A Agrotools não vai atender diretamente, mas a tecnologia da S4 chegará aos agricultores por meio dos clientes da startup (tipicamente, grandes indústrias de insumos agrícolas).
Para chegar ao Brasil, algumas adaptações ainda precisam ser feitas, mas a intenção é que o produto já esteja disponível na safra 2023/24.
Os dados financeiros do M&A não foram divulgados.