Agora é Agtech Innovation

Saindo da garagem: Por que a PwC mudou o nome do Agtech Garage

Hub de Piracicaba quer se consolidar como a referência em consultoria de inovação no agronegócio brasileiro

O maior hub de inovação do agronegócio brasileiro está saindo da garagem, aposentando uma das palavras mais charmosas no mundo do empreendedorismo para entrar de vez na era da PwC, a gigante de consultoria e auditoria.

O Agtech Garage, hub fundado por José Augusto Tomé, Marcelo Carvalho (da Milkpoint Ventures) e Adriana Silva, anunciou nesta segunda-feira uma mudança de nome. A partir de agora, o ecossistema assume uma nova alcunha: Agtech Innovation.

Sede do hub de inovação do agro, em Piracicaba (SP), exibe novo nome; PwC comprou o AgTech Garage em 2022 / Divulgação PwC Brasil

As alterações acontecem para expressar a “evolução” do hub, mostrando como o negócio quer ser visto no mercado, disse Maurício Moraes, sócio da PwC Brasil e CEO do Agtech Innovation, em entrevista ao The Agribiz.

“O ciclo da vida é assim. O Agtech não é mais uma garagem. É a referência para o ecossistema quando se fala em inovação no agro. Então, nada mais justo do que mudar o nome para aquilo que de fato é”, afirmou.

As mudanças do hub sediado em Piracicaba, um epicentro da inovação do agro brasileiro (não por coincidência, onde fica a prestigiosa Esalq), não ocorreram apenas no nome.

Tomé, o fundador que liderou a construção do hub até vende-lo à PwC no fim de 2022, deixou a companhia em dezembro, uma mudança em relação às expectativas iniciais.

Quando a firma de consultoria e auditoria adquiriu o Agtech Garage, esperava-se que o empreendedor ficasse por cinco anos, mas o desenlace ocorreu antes. Tomé tem planos de se mudar para Austin, no Texas, onde fará um sabático, e já fundou a Chaac Capital, um fundo de investimentos de capital proprietário, informou a Forbes.

Os planos da PwC

Com a nova identidade, que já está estampada na sede de Piracicaba, vai ser mais fácil explicar o que o hub faz para todo o time da PwC, disse Moraes.

“Hoje, toda vez que alguém da estrutura da PwC busca como pode entender e contribuir, perguntam ‘Garage, o que vocês fazem’?”. E não é uma estrutura qualquer. Globalmente, a firma atua mais de 150 países com 365 mil pessoas espalhadas pelo mundo.

Maurício Moraes, CEO do Agtech Innovation: com novo nome, “vai ficar mais intuitivo entender qual é a nossa função e o nosso papel”

“Vai ficar mais intuitivo entender qual é a nossa função e qual o nosso papel, que é construir soluções e apoiar tanto startups quanto as corporações na jornada da inovação”, resume Moraes, que também lidera a área de agro na PwC.

A gestão do hub também foi reforçada, com a contratação de Dirceu Ferreira Junior, que deixou a Bayer depois de quase dez anos, para o cargo de chefe de operações.

Mais serviços

Com o Brasil como referência em consultoria da PwC em agro, o plano agora é avançar na internacionalização. A estratégia também passa por aumentar as vendas de serviços por clientes, fazendo o upselling entre o hub e os serviços de consultoria da firma.

Moraes cita como exemplo os benefícios fiscais previstos na Lei do Bem, que não estavam sendo capturados por muitas companhias que já eram clientes do hub. “Na PwC, temos um time tributário que apoia os clientes a estruturar esses projetos de inovação para capturar os benefícios fiscais”, contou.

Ao se conectar às diversas soluções da PwC, os clientes e membros do ecossistema do hub em Piracicaba podem colher mais benefícios, disse o CEO do Agtech Innovation.

Só em agro, a área liderada por Moraes, a PwC conta com cerca de 200 profissionais. No hub, são outros 60, uma equipe que apoia um ecossistema que conta com 800 startups e 100 corporações em sua órbita.

***

A nova marca do hub foi desenhada com a ajuda da agência R/GA.

***

As mudanças no Agtech Garage também ilustram os choques e evoluções de um processo de integração entre uma multinacional e uma startup, algo que costuma ocorrer em M&As do tipo.

O desafio agora é preservar a cultura que fortaleceu a pujante comunidade de inovação no Vale do Piracicaba.