O Aqua Capital acaba de fazer mais uma aquisição. A firma de private equity criada pelo argentino Sebastian Popik acertou a compra da goiana Exata, companhia da família Brait que faz análises laboratoriais de solo e foliar.
Com o M&A, o terceiro fundo de private equity do Aqua já conta com pelo menos quatro investimentos. Além da Exata, o portfólio desse veículo inclui Solubio, de biológicos onfarm, a revenda de insumos americana NovusAg e a Comfrio.
A tese do Aqua Capital é fazer da Exata uma plataforma de agricultura regenerativa, um dos temas mais relevantes da agricultura no momento. Com a rede de laboratórios que já possui, a Exata oferece análises sobre a composição do solo que ajudam os agricultores a adotarem práticas regenerativas.
Sediada em Jataí, na porção sudoeste de Goiás, a Exata foi criada pelos irmãos Carlos, Marny e Nilson Brait em 1997 e se expandiu ao longo dos anos. Atualmente, também possui laboratórios em Luís Eduardo Magalhães (BA), Chapadão do Sul (MS) e Cuiabá (MT).
“A Exata ocupa uma posição de liderança em um mercado altamente fragmentado”, escreveu o Aqua Capital, num comunicado assinado pela área de relações com investidores da gestora.
Diante do crescimento da demanda por práticas de agricultura regenerativa, uma consolidação dessa indústria de análises pode estar em vias de começar, com mais aquisições para ampliar o poder de fogo da plataforma.
A aposta do Aqua é que, cada vez mais, os agricultores estarão inclinados a realizar testes para otimizar as compras de insumos, melhorando a rentabilidade da produção agrícola.
Os termos da aquisição da Exata não foram divulgados.