Na primeira tacada para ingressar no mercado de ingredientes especiais, a Amaggi comprou 50% da Milhão Ingredients, virando sócia de uma companhia que já fatura R$ 700 milhões, apurou The Agribiz.
A empresa da família Maggi anunciou a sociedade com a empresa goiana de ingredientes especiais na manhã desta quinta-feira, sem abrir o tamanho da participação e tampouco o porte da operação.
Com sede em Goianira (GO), a Milhão Ingredients foi fundada em 2002 pelos irmãos Leandro e Luciano Carneiro como uma pequena indústria de processamento de milho. Hoje, é uma referência no mercado de ingredientes especiais, com clientes como Nestlé, PepsiCo, Mars e BRF.
O movimento marca a entrada da Amaggi em ingredientes especiais, buscando uma diversificação dos negócios e margens maiores do que as obtidas com as atividades de trading e processamento — suas concorrentes, como ADM e Cargill, têm investido pesado na área de ingredientes nos últimos anos. Maior trading de capital nacional, a Amaggi faturou US$ 9,2 bilhões em 2022.
Para a Milhão, ter a Amaggi como sócia significa uma maior possibilidade de expansão das operações. “Os recursos do novo negócio serão utilizados como forma de investimento na própria Milhão para alavancar ainda mais o crescimento da empresa”, diz Leandro Carvalho, um dos sócios da empresa de ingredientes especiais, por meio de nota.
Segundo o CEO da Amaggi, Judiney Carvalho, a Milhão seguirá norteando os negócios, enquanto a Amaggi vai agregar em governança, numa gestão de controle compartilhado. “Queremos trabalhar juntos, como já é uma tradição para nós em outras parcerias”, disse Carvalho também em comunicado.
Não transgênico
A Milhão tem como estratégia o fornecimento de ingredientes não transgênicos. A empresa trabalha com produtores rurais parceiros, oferecendo suporte técnico desde a escolha da semente até o pós-colheita.
Com uma capacidade produtiva superior a 280 mil toneladas por ano e um portfólio de mais de 40 ingredientes, a companhia atende não só a indústria de alimentos, mas também de mineração, farmacêutica, química e de extração de óleo. Em março, a Milhão deve inaugurar uma planta de óleo de milho não transgênico.
Fundada em 2002 com capacidade de processamento de 2 mil toneladas de milho por ano, a Milhão expandiu para o varejo agropecuário e para o atendimento industrial nos anos seguintes.
Com a chegada dos transgênicos, decidiu seguir como uma indústria não transgênica logo em 2006 — compromisso reafirmado por meio de certificações posteriormente. Com a expansão, a empresa começou a investir mais em pesquisa e desenvolvimento, e lançou ingredientes voltados à saudabilidade e ao mercado de pulses.
A transação entre Amaggi e Milhão ainda deve passar pela aprovação do Cade. A Amaggi foi assessorada pelo Santos Neto Advogados no negócio e a Milhão Ingredients, pelo escritório Castro Barros.