
A Amaggi acaba de anunciar uma dança das cadeiras. Dante Pozzi, um dos homens de confiança do grupo controlado pela família Maggi, vai assumir a poderosa diretoria de commodities, área responsável pelo comercialização de mais de 15 milhões de toneladas de grãos.
Mestre em economia agrícola pela Universidade do Missouri, nos Estados Unidos, Pozzi está há 14 anos na Amaggi e, até então, ocupava o posto de diretor financeiro da gigante agrícola fundada por André Maggi, além de presidir o conselho de administração de duas investidas do grupo (a Milhão e o banco AL5).
Ao assumir a diretoria de commodities, Pozzi assume a cadeira que era de Gunnar Nebelung, que estava há 12 anos na companhia. Em nota, a Amaggi informou que a saída de Nebelung atende a uma decisão do executivo, que vai se dedicar a projetos pessoais.
“Trata-se de uma transição gradual e programada, como já é uma característica da Amaggi em relação a cargos estratégicos da companhia”, informou o grupo matogrossense, em uma nota divulgada ao mercado.
Abaixo de Pozzi, ficará Rodrigo Loto, que foi promovido de head comercial para diretor de trading. Prata da casa, Loto tem 12 anos de Amaggi e começou a carreira como gerente de originação.
A mudança de função de Pozzi provocou também um rearranjo na diretoria da Amaggi. As áreas controladoria e de finanças foram segregadas, e ambas agora se reportarão ao CEO da Amaggi, Judiney Carvalho.
No comando da diretoria financeira, ficará Rafael Bisoli, executivo com 19 anos de casa. A diretoria de controladoria será ocupada por Marcos Augusto Bianchini, atual gerente de controladoria de negócios na Amaggi.
***
Com mais de US$ 9 bilhões em receita em 2023, a Amaggi é a maior trading de capital nacional e quarta em atuação no País, com um market share de 9,2% das exportações brasileiras de soja — a americana Cargill é a líder, com 16,4%.