Rebanho na Colômbia
Rebanho na Colômbia

Pecuária

Como a Minerva Foods monitora 100% das fazendas fornecedoras de gado na Colômbia

Garantir o desmatamento ilegal zero e promover a descarbonização da cadeia de fornecimento estão no centro da estratégia para fomentar a pecuária sustentável

Quando a Minerva Foods anunciou, há dois anos, a meta de atingir a neutralidade de emissões de carbono até 2035, um desafio foi lançado: rastrear os fornecedores de gado de todas suas operações na América do Sul. Sem isso, o compromisso da empresa com a sustentabilidade não pararia de pé.

Em velocidade mais rápida do que esperava, a companhia vem apresentando grandes progressos. A Minerva Foods acaba de alcançar 100% de monitoramento das fazendas fornecedoras diretas de gado na Colômbia, antecipando sua meta em seis meses.

Os avanços na Colômbia se inserirem em uma estratégia abrangente. A Minerva já anunciou seu objetivo de garantir desmatamento ilegal zero em toda a cadeia produtiva da América do Sul até 2030, e tem avançado nos diversos países em que atua.

Rebanho da gado

No Brasil, a Minerva Foods foi pioneira em ampliar o monitoramento das fazendas fornecedoras diretas para todos os biomas em que opera, indo além da Amazônia. Atualmente, a companhia monitora 100% das compras de gado no país. Em 2021, também atingiu a totalidade das fazendas fornecedoras diretas monitoradas no Paraguai, o que inclui a região do Chaco.

Para monitorar 100% dos fornecedores de todos os países que atua na América do Sul, faltam ainda o Uruguai e a Argentina. No Uruguai, a Minerva Foods possui mais de 20% das fazendas fornecedoras diretas monitoradas, com previsão de alcançar a totalidade em 2025. Na Argentina, onde a meta é chegar aos 100% até 2030, o monitoramento já está em cerca de 90%.

No monitoramento das fazendas fornecedoras indiretas, que ainda é o grande desafio na pecuária como um todo, a Minerva Foods foi pioneira ao testar e integrar aos seus sistemas internos no Brasil, o Visipec®, uma ferramenta de rastreabilidade complementar ao monitoramento socioambiental na Amazônia.

Com o objetivo de apoiar os pecuaristas na comercialização de gado de origem sustentável, a Minerva Foods lançou, em parceria com a Niceplanet Geotecnologia, o aplicativo SMGeo Prospec® para produtores rurais de todo o Brasil, dando a eles a possibilidade de consultar a conformidade de sua cadeia produtiva por meio de análises socioambientais.

Descarbonização

A sustentabilidade da pecuária também depende da redução das emissões de gases do efeito estufa (GEE). Por meio do programa Renove, a Minerva Foods tem engajado produtores na adoção de práticas no campo que contribuam para esta finalidade e possibilitem a estocagem de carbono.

O programa vem fomentando duas pautas, como a conscientização sobre as possibilidades de agregar valor à cadeia de fornecimento e as oportunidades de incremento de renda, além de estabelecer parcerias que possibilitem o aprimoramento da coleta de dados, visando a expansão de seus projetos e oferecendo as ferramentas necessárias para que as propriedades possam ter uma atuação mais sustentável.

A iniciativa mais recente delas foi a entrada da Minerva Foods na Rede ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta), uma das mais importantes práticas do Plano ABC para a mitigação e adaptação das mudanças climáticas. A associação foi conjunta com a Embrapa, mirando o respaldo científico, trazendo a melhor ciência e tecnologia para os pecuaristas.

Reconhecimentos

Esses e outros esforços da Minerva Foods vêm sendo reconhecidos pelos diferentes elos que sustentam a cadeia agropecuária. A companhia integra os Índices de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3) e de Carbono Eficiente (ICO2 B3) da bolsa de valores brasileira há três anos consecutivos. Na carteira 2022/2023, passou a integrar também o índice CDP Brazil Climate Resilience Index (ICDPR70). As empresas que compõem esses índices são referência em sustentabilidade no país.

A Minerva Foods também está entre as cinco melhores empresas brasileiras em políticas de sustentabilidade no ranking Forest 500 em 2023. A avaliação indica que a empresa é uma das que apresenta os menores riscos de vínculo com o desmatamento ou de potencial exposição a cadeias de fornecimento de commodities de risco florestal.

A companhia recebeu ainda importantes prêmios, sendo a primeira e única empresa brasileira a ser reconhecida no ‘Sustainable Food Awards’. A Minerva Foods também conquistou o segundo lugar na categoria ‘Pioneirismo em Sustentabilidade’ por exercer um importante papel na construção de uma indústria de alimentos mais sustentável.

Além disso, a Minerva recebeu dois importantes reconhecimentos internacionais pela qualidade, clareza e transparência de seu 11° Relatório de Sustentabilidade, sendo vencedora do prêmio ‘Best Sustainability Report’, organizado pela ESG Investing, na categoria de bens de consumo. Também ficou entre os dois primeiros colocados no prêmio ‘Best in the World’, promovido pela Hallbars Sustainability Research Organization.