Conteúdo de Marca

Inteligência artificial a serviço da agricultura? É com a Serasa Experian

Ao longo dos últimos anos, a Datatech construiu um ecossistema de tecnologias poderosas para o agro, reduzindo a burocracia e o tempo necessário para conceder crédito

Serasa inteligência artificial na agricultura

Que a tecnologia revolucionou a agricultura brasileira, transformando um país que era importador líquido em um dos fornecedores mais relevantes de alimentos do mundo, ninguém duvida.

O que muitos ainda não sabem é o papel da tecnologia no financiamento do agronegócio. Instituições financeiras, revendas e agroindústrias utilizam soluções tecnológicas para mitigar riscos, melhorar a previsibilidade de investimentos e garantir liquidez na cadeia produtiva.

Esse suporte viabiliza desde o plantio e a colheita até a comercialização de diversos segmentos do agronegócio, incluindo grãos, pecuária, horticultura, florestas plantadas e biocombustíveis.

Graças ao desenvolvimento e à aplicação de inteligência artificial pela Serasa Experian, a primeira e maior Datatech do Brasil, diferentes agentes do agronegócio, como financiadores, cooperativas, agroindústrias e revendas agropecuárias, contam com um conjunto de ferramentas que proporcionam maior precisão na análise de crédito.

Além de mitigar o risco de inadimplência, essas soluções ajudam a antecipar riscos operacionais e de conformidade regulatória, garantindo maior previsibilidade e segurança nas operações financeiras do setor.

Desde 2021, a Serasa Experian vem construindo um ecossistema de tecnologias poderosas para o agronegócio. Ao mesmo tempo em que melhorou a análise de riscos de crédito, a aplicação de inteligência artificial desburocratizou o processo de avaliação de financiamentos, agilizando a análise dos créditos dos clientes que usam a Serasa Experian.

A aplicação de inteligência artificial no agronegócio vai além da análise de crédito. Com soluções como o Farm Check, é possível obter uma visão abrangente da capacidade produtiva das áreas rurais, cruzando dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e informações de uso do solo para inferir o potencial de receita bruta e líquida por cultura.

Além disso, com o Agro Score, a Serasa Experian antecipa riscos no mercado agrícola, permitindo uma análise mais precisa da carteira de clientes e ajudando financiadores e empresas do setor a reduzirem a inadimplência, incluindo as temidas recuperações judiciais de produtores rurais.

Mas o uso de IA e machine learning vai além das métricas financeiras, abarcando as práticas sustentáveis. Com os algoritmos avançados do Smart ESG, a Serasa Experian monitora as práticas sustentáveis de fornecedores de commodities de grandes companhias.

O Smart ESG consegue, por exemplo, verificar a conformidade de um fornecedor com a EUDR, lei antidesmatamento da União Europeia prevista para entrar em vigor no fim deste ano.

A solução também é customizável, permitindo a criação e monitoramento de protocolos específicos de aquisição de clientes. Não à toa, o Smart ESG é utilizado por alguns dos players mais relevantes do agro, incluindo empresas do setor financeiro, indústrias, revendas, associações dentre outros.